top of page

​

Joana Maria Pedro - Presidente da Associação Nacional de História – ANPUH e UFSC
Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Itajaí (1972), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1979) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1992). Fez pós-doutorado na França, na Université d'Avignon, entre 2001 e 2002. Fez, também, pós-doutorado nos Estados Unidos na Brown University entre julho de 2016 e janeiro de 2017. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História entre 1993 e 1995, Diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas entre 1996 e 2000, Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas entre 2008 e 2012, Pró-Reitora de Pós-Graduação entre 2012 e 2016. Presidenta da ANPUH - Associação Nacional de História no período 2017-2019. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. É professora do Programa de Pós-Graduação em História e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC. É também pesquisadora do IEG - Instituto de Estudos de Gênero www.ieg.ufsc.br Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: feminismo, gênero, relações de gênero, história das mulheres, memória, história oral, história do tempo presente e história comparativa.

 

Celi Regina Jardim Pinto - UFRGS
Possui graduação em Licenciatura Em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1972), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979) e doutorado em Doutorado Em Governo - University of Essex (1986). Atualmente é professora Tirtular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Teoria Política com ênfase em teoria da democracia e teoria feminista Também atua na área de História do Brasil República, a principalmente nos seguintes temas: politica brasileira, feminismo, participacão politica. Foi visiting Scholar na UCLA, na Universidade Livre de Berlin e na Universidade de Oxford. Foi visiting professor na UCLA e na UDELAR Proferiu palestras na Universidade de Essex, Universidade de Princeton, na London School of Economics.

 

Gabriela Marques - UDESC
Possui graduação em História - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é professora assistente na Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Contemporânea e do Tempo Presente, atuando principalmente nos seguintes temas: feminismos, relações de gênero, igreja católica, ditadura e educação.

 

Claudia Nichnig - UFSC
Claudia Regina Nichnig é doutora em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), na área de Estudos de Gênero. Pós-doutoranda em História, na Universidade Federal de Santa Catarina, no projeto intitulado 'Criando laços, fazendo redes: encontros e articulações feministas no Brasil dos anos 70 e 80". Pós doutora em Antropologia Social no CNRS, EHESS, Universidade de Toulouse le Mirail, LISST, no quadro do Projeto CAPES-COFECUB intitulado ?Gênero, sexualidade e parentesco: um estudo comparativo entre França e Brasil?. Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (1999), especialização em Direito Civil e Direito do Trabalho. Mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). É uma das organizadoras do Fazendo Gênero 11 e 13o. Women´s Worlds Congress que será realizado na UFSC em 2017. É uma das professoras da disciplina História das Mulheres e das Relações de Gênero do Programa de Pós-graduação em História da Ufsc. É professora de Direito de Família e Instituições de Direito na Faculdade de Santa Catarina - FASC. Atua principalmente nos seguintes temas: estudos de gênero, feministas e sexualidade, feminismos no Brasil, história da família no Brasil contemporâneo, gênero e direito, conjugalidades entre pessoas do mesmo sexo no Brasil, conjugalidades e homoparentalidades no Brasil e na França, violências de gênero.

 

Cintia Lima Crescêncio - UFMS
Professora do curso de História da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus de Três Lagoas. Graduada em História na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Mestre em História pelo Programa de Pós Graduação em História Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Doutora em História pelo Programa de Pós Graduação em História Cultural da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente faz pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Tem experiência na área de História do Brasil, História do Cone Sul, História da Imprensa, História da Ditadura, Ensino de História, atuando nos seguintes temas: gênero, feminismos, ditadura, discurso, humor gráfico, riso, imprensa alternativa, história oral, memória, Brasil, Cone Sul, ensino de história. 

​
Karina Janz Woitowicz - UEPG-PR
Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e doutorado em Ciências Humanas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010), tendo cursado o Programa Doutorado sanduíche junto à Universidad de Chile (Santiago), com apoio da Capes. Atua como professora no Curso de Jornalismo e no Mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG/PR), onde coordena projetos de pesquisa e extensão e desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: mídia alternativa, estudos de gênero, jornalismo cultural e folkcomunicação. Coordena os grupos de pesquisa Jornalismo Cultural e Folkcomunicação e Jornalismo e Gênero e o projeto de jornalismo cultural na internet Cultura Plural. É diretora científica da Associação Brasileira de Pesquisadores de História da Mídia (Alcar, gestão 2015-2019) e editora da Revista Internacional de Folkcomunicação (RIF). Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2016-2018).

​
 

Janine Gomes da Silva - UFSC
Professora do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Possui graduação em História pela Universidade da Região de Joinville (1992), mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Faz pós-doutorado na Universidade de Rennes 2, França. É também pesquisadora do LEGH - Laboratório de Estudos de Gênero e História e do IEG - Instituto de Estudos de Gênero www.ieg.ufsc.br Tem experiência na área de História, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, mulheres, gênero e violência, memória, ditaduras no Cone Sul, história oral e patrimônio.

 

Silvana Maria Pereira - UFSC
Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (1983), especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (1985), título de especialista em Enfermagem Obstétrica expedido pela Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras - ABENFO (1998) e mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997). Estudos avançados em Direitos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha (2006) e doutorado pelo Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC (2014), área de concentração - Estudos de Gênero. Atualmente é enfermeira do Ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve atividades assistenciais e de extensão na área de Saúde das Mulheres, Direitos Sexuais e Reprodutivos, Direito à Saúde, Direitos Humanos. Preceptora da Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do HU-UFSC - área da Saúde da Mulher e da Criança. Pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero - IEG da UFSC.

 

Claudete Beise Ulrich - Faculdade Unida de Vitória
Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1987), graduação em Pedagogia - habilitação Educação Infantil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005), mestrado em Teologia Prática pelo Instituto Ecumênico de Pós Gradução da Escola Superior de Teologia (2002) e doutorado em Teologia, área de concentração religião e educação também pelo Instituto Ecumênico de Pós Gradução da Escola Superior de Teologia (2006), tendo tido como orientador Prof. Dr. Alceu Ferraro Ravanello e co-orientador Prof. Dr. Evaldo Pauly. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina sob a supervisão da Profª. Drª. Joana Maria Pedro (2007-2008). De 2009 a 2012 atuou como intercambista em projetos ecumênicos na região de Hannover/Alemanha. De 2012 a 2015 atuou como coordenadora de estudos na Academia de Missão junto a Universidade de Hamburgo/Alemanha. Desde agosto 2015 é professora de Teologia na graduacao e na Pós-Graduacao Ciencias das Religioes na Faculdade Unida em Vitória no Espírito Santo. Tem experiência religião, história e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade, teologia feminista, gênero, educação, religião, história das mulheres, história oral, teologia pública, feminismo, história da criança, protestantismo, mulheres e movimento da reforma protestante, pedagogia e teologia da libertação.

 

Elias Ferreira Veras - UECE
Possui Graduação em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e Doutorado em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de História, com ênfase em História da Imprensa e das Relações de Gênero (Homossexualidades, Experiências trans, Queer). Em 2017, publicou o livro "Travestis: carne, tinta e papel" (Editora Prismas). É coordenador do Grupo de Estudos em História, Gênero e Sexualidade (GEHGS-UECE-FAFIDAM), pesquisador do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH-UFSC) e do Grupo de Pesquisas e Estudos em História e Gênero (GPEHG-UFC).

 

Olga Ida Magdalena Grau Duhart - Universidad de Chile
Profesora de Filosofía, Doctora en Literatura (Universidad de Chile), Diplomada en Filosofía para Niños (Montclaire State College, USA). Profesora Titular de la Universidad de Chile, donde trabaja como docente e investigadora asociada al Centro de Estudios de Género y Cultura y en el Departamento de Filosofía de la Facultad de Filosofía y Humanidades. Ha publicado numerosos ensayos en revistas nacionales e internacionales, ha sido editora y coautora de los libros Discurso, género y poder. Análisis de los discursos públicos en Chile (1978-1992); Volver a la memoria; Simone de Beauvoir en sus desvelos; entre otros. Ha sido ganadora del Premio del Consejo Nacional del Libro y la Lectura por sus obras de ensayo Catalina, Catrala, Quintrala. Tres nombres y una persona no más y Tiempo y escritura. La Universidad de Chile le ha concedido el Premio Amanda Labarca y la distinción de Mujeres Siglo XXI.

 

Maise Caroline Zucco - UFBA
Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005), mestrado em História (2008, PPGHST/UFSC) e doutorado (2014) na mesma instituição. Fez pós-doutorado em Antropologia Social (2015 - UFSC) e atualmente é professora do Bacharelado em Gênero e Diversidade da Universidade Federal da Bahia. Atua principalmente no campo dos estudos de gênero, história das mulheres e dos movimentos feministas, formação e formação continuada de professoras/es e políticas públicas educacionais.


 

Ana Maria Marques - UFMT
Possuo Graduação (1989), Mestrado (1995) e Doutorado em História (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Realizei Estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense (RJ), em 2014. Fui professora de Educação Básica (1986-1997) e de cursos de Pedagogia na Universidade do Vale do Itajaí (1998-2008). Tornei-me professora do Departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso em agosto de 2008 e desde 2010 sou também professora do curso de Pós-graduação strictu sensu em História - Mestrado e Doutorado, da Universidade Federal de Mato Grosso. Desde 2016 sou também professora do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História, e desde julho de 2017 estou na gestão de coordenação do curso. Na carreira de docente em universidade federal sou Professora Associada I. . Tenho experiência na área de História, com ênfase na Formação de Professores para o Ensino de História. Atuo principalmente nos seguintes temas: gênero e feminismos, racismos, envelhecimento, imagens, educação patrimonial, história de Mato Grosso, presídio feminino.

 

Rosemeri Moreira - UNICENTRO
Doutorado em História (UFSC), atualmente é professora do Curso de Graduação  e do Programa de Pós Graduação em História e Regiões da UNICENTRO-PR. É feminista e integrante da Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher de Guarapuava-PR. Pesquisa atualmente os seguintes temas: Teoria Feminista, História das Polícias, Historia das Mulheres, Corpo, Masculinidades, Militarismo e Violência. Se opõe de forma veemente ao golpe jurídico-midiático de 2016.


 

Ana Rita Fonteles Duarte - UFC
Professora Adjunta IV do Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ministra disciplinas nas áreas de Teoria da História e Prática de Ensino na graduação. Integra as linhas Cultura e Poder e Memória e Temporalidades no Programa de Pós-Graduação em História da UFC. É doutora em História Cultural pela UFSC e mestra em História Social pela UFC, possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de História e gênero, história das mulheres, gênero e ditadura no Brasil. Coordena o Grupo de Pesquisas e Estudos em História e Gênero (GEPEHG), na UFC. 


 

Dora Beatriz Barrancos - Universidad de Buenos Aires
Socióloga y Doctoraen Historia  por la UNICAMP- Brasil, Profesora Consulta de laFacultad de CienciaSociales de la UBA, Investigadora Principal del CONICET  y  Directoradel CONICET enrepresentación de lasCienciasSociales y Humanidades desde mayo de 2010. Entre 2000 y 2008 dirigióel Instituto Interdisciplinario de Estudios de Género/FFyL/UBA. DirigiótambiénelDoctorado y laMaestríaenCienciasSociales y Humanidades de laUniversidad Nacional de Quilmes. Se ha especializado en historia de los sectores subalternos, especialmente de lasmujeres a quienes ha dedicado décadas de investigación. Ha disertadoen numerosas universidades y centros académicos del exterior. Fuecoordinadora junto con Asunción Lavrin y Gabriela Cano de lasecciónlatinoamericana de la “Historia de lasmujeresenEspaña y A. Latina”, obra en  cuatrovolúmenes dirigida por Isabel Morant, Cátedra, Madrid, 2004.  Es autora de numerosas publicaciones entre las que cuales se encuentranlos libros: Anarquismo, educación y costumbresenla Argentina de principios de siglo -, Contrapunto, (1989);   La escena iluminada. Ciencias para trabajadores 1890-1930 – PlusUltra (1996);  Inclusión/Exclusión – FCE  (2002)-, Historia conMujeres; Mujeresenlasociedad argentina. Una historia de cinco siglos – Sudamericana (2007);  Mujeres, entre la casa  y laplaza – Sudamericana (2008). Ha publicado recientementecon Donna Guy y Adriana Valobra como editoras, “Moralidades ycomportamientossexuales. Argentina 1880-2011”. En 2012 merecióelreconocimiento internacional Ciencia y Mujeres:  12 nombres para cambiar el mundo, del Centro Nacional de Investigación sobre Evolución Humana – CENIEH – Burgos – España. En 2014 fue honrada como Ciudadana Ilustre de laCiudad de Buenos Aires otorgado por la Legislatura; en 2015 el Premio Excelencia Académica de la UBA, en 2016 el Premio Konex Humanidades/Estudios de Género y el Premio Democracia/Pensamiento Argentino. En 2017 recibióel Premio Latinoamericano y Caribeño-CLACSO 50 Años


 

Roselane Neckel - UFSC
É professora do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Dedica-se ao ensino e a pesquisa na Graduação e na Pós-Graduação. De 2004 a 2008 foi vice-diretora do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFSC e de 2008 a 2012 foi diretora do mesmo centro. De 2012 a 2016 foi Reitora da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Historia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993) e doutorado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). É orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em História. De 30 de julho de 2016 a 30 de julho 2017 está realizando estágio pós doutoral na Universidade do Porto, em Portugal.


 

Soraia Carolina de Mello - UFSC
Doutora (2016) e mestre (2010) em História Cultural pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Bacharel e licenciada em História pela mesma instituição (2007). Contribui com as equipes de trabalho do Laboratório de Estudos de Gênero e História (LEGH) e do Instituto de Estudos de Gênero (IEG) da UFSC desde 2005. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho doméstico, gênero e diversidade, consumo, feminismos, imprensa, ditadura, redemocratização e história oral.


 

Lorena Zomer - UNICENTRO
Graduação em Licenciatura em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008). Mestrado (2011) e Doutorado (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Santa Catarina e especialização em Educação Especial na Faculdade Iguaçu (2008). Tenho experiência em Ensino Superior, EJA, Fundamental e Médio, em instituições públicas e privadas, como também na editoração de materiais e livros didáticos.


 

​Mariana Rangel Joffily
Graduação em História (1995) pela Universidade de São Paulo, Maîtrise em História (1999) e Diplôme dEtudes Approfondies em História Moderna e Contemporânea (2001) pela Université de Paris IV - Sorbonne, doutorado em História Social (2008) pela Universidade de São Paulo, pós-doutorado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), com bolsa do CNPq e pela Brown University, Estado Unidos (2016) com bolsa da CAPES/Fulbright. É professora adjunta de História das Américas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e atua como professora permanente no Programa de Pós Graduação em História pela mesma universidade. Tem experiência em pesquisa na área de História, com ênfase em História contemporânea do Brasil e das Américas. Pesquisa principalmente os seguintes temas, relacionados à História do Tempo Presente: ditaduras no Cone Sul, repressão política, tortura, transição democrática.

​

​

​

​

bottom of page